domingo, 30 de setembro de 2012

Brasileirão Série B de 1986: Placar fala sobre o campeonato.


Imagem: Revista Placar

A revista placar do mês de Setembro, trouxe uma pergunta na sessão tira-teima, onda leitores mandam pergunta para os jornalistas que compõe a revista, e tal dúvida tenta ser desvendada por eles. O leitor José Roberto, mandou a seguinte pergunta: ''Vi no estádio do Central-PE que ele tinha sido o campeão brasileiro de 1986. Fui pesquisar sobre esse campeonato e descobri que teve mais de um ganhador. Qual foi o verdadeiro campeão ?''

A reportagem da placar respondeu: ''Boa pergunta, Zé. O brasileirão de 1986 foi bem confuso. Participaram 80 clubes, sendo que 44 foi divididos em quatro grupos (A, B, C e D) com 11 times em cada um, na considerada ''primeira divisão''. Já os outros 36 participantes ficaram rm mais quatro grupos (E, F, G e H), com noves clubes em cada um, no ''Torneio Paralelo'' - uma espécie de ''segunda divisão''.

Dentro de cada grupo, os clubes jogavam entre si em turno único. Ao fim da primeira dase, os 28 primeiros colocados nos grupos A, B, C e D passaram para a segunda fase. Já no Torneio Paralelo, apenas os vencedores garantiam vaga na segunda fase. O Central, que estava no grupo F, foi um desse vencedores, assim como o Treze-PB, a Inter de Limeira-SP e o Criciúma-SC. O clube catarinense, aliás, fez a melhor campanha entre esses quatro clubes (14 pontos). Como o Torneio Paralelo não teve sequência, os quatro clubes foram considerados campeões da segunda divisão de 1986 extraoficialmente por alguns historiadores.

Por João Neto / Blog Movimento Coração Alvinegro.
Crédito pelo texto: Revista Placar

0 comentários :

Postar um comentário

Outras postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...